Último adeus a Pinto da Costa: Adeptos, amigos e família reúnem-se na igreja das Antas para a despedida

Funeral já começou. Cortejo fúnebre vai passar no interior do Estádio do Dragão.

O cortejo fúnebre de Pinto da Costa vai passar pelo Estádio do Dragão. Depois do velório, que decorreu a partir das 18h00 deste domingo, o funeral está marcado para as 11:00 desta segunda-feira, igualmente na Igreja Paroquial de Santo António das Antas, no Porto.

O cortejo fúnebre vai descer a Alameda das Antas, com paragem junto ao Dragão. Segue depois para o Cemitério do Prado do Repouso. Estava ainda por definir se esta última parte do percurso, de aproximadamente dois quilómetros e meio, será feita a pé ou de carro. Certo é que a PSP irá gerir os condicionamentos do trânsito nas imediações consoante a afluência – são esperados milhares de pessoas.

A direção do FC Porto insistiu junto da família de Pinto da Costa para que a urna do ex-presidente fosse levada ao centro do relvado do Dragão, possibilitando aos adeptos que se despedissem do emblemático dirigente naquela que foi a sua casa de sempre (leia-se o estádio portista, primeiro as Antas e agora o Dragão). Entendem os dirigentes portistas que essa seria a despedida e a homenagem digna para o “presidente dos presidentes”, como definiu André Villas-Boas.

Mesmo que os familiares de Pinto da Costa não aceitem o repto, o FC Porto levará a cabo outras homenagens, nomeadamente no próximo jogo em casa. As portas do estádio já foram decoradas com quadros alusivos a vários feitos do ex-presidente.

FC Porto confirma que cortejo fúnebre de Pinto da Costa vai passar no interior do Estádio do Dragão

O FC Porto anunciou, esta segunda-feira, que “o Presidente dos Presidentes estará no relvado da casa de todos os portistas uma última vez”.

De acordo com uma nota divulgada no site dos ‘Dragões’, o Estado do Dragão vai abrir portas a todos os que queiram prestar homenagem a Jorge Nuno Pinto da Costa.

Centenas despedem-se de Pinto da Costa

Estão centenas de adeptos no exterior da igreja. Francisco J. Marques, antigo diretor de comunicação do FC Porto, já se encontra no interior. Também Sandra Madureira, Sérgio Conceição, Pepe e José Couceiro já estão na igreja.

Ramalho Eanes foi muito aplaudido à chegada. “Deixou o legado impressionante”, disse antigo Presidente da República sobre Pinto da Costa.

Também João Pinto, Rodolfo Reis, Vítor Baía, Deco, Nuno Lobo, ex-candidato à presidência do FC Porto, o presidente do Sp. Braga, António Salvador, Sandra Madureira e Vítor Bruno já estão na igreja.

Pedro Proença, presidente da FPF, é uma das figuras que marcam presença no último adeus a Pinto da Costa.

Paulo Futre chegou emocionado ao funeral de Pinto da Costa. “Foi como um pai para mim”, afirmou o antigo jogador do FC Porto.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, também já se encontra na igreja para a última homenagem a Pinto da Costa. “Foi um dirigente icónico do desporto português”.

O plantel do FC Porto chegou minutos antes do início da missa e foi aplaudido à chegada.

Pedro Santana Lopes cumpriu a última vontade de Pinto da Costa e compareceu à cerimónia com uma gravata azul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

9 − 1 =