O administrador municipal adjunto para área económica e financeira do Huambo Riquelme Graciano Chicombo afirmou aos seus munícipes que participaram nesta semana no fórum comunitário sobre a transparência na gestão dos fundos públicos realizado pelo Centro Nacional de Aconselhamento (CNA) que, o governo local, vai gastar no presente ano 41.500.000, 00 para a campanha de vacinação animal.
Sustenta que esses valores sobre a vacinação animal é crucial para prevenir doenças graves, fatais e zoonóticas, ou seja, transmissíveis aos humanos, garantindo a saúde e longevidade dos pets e animais de produção, tendo referido, ‘’as vacinas nos animais estimula o sistema imunológico contra vírus e bactérias, sendo um acto de responsabilidade colectiva que protege a saúde pública e evita surtos infecciosos’’, disse.
Realça a comuna da Calima na província do Huambo, registou nesses dias a morte de mais de 10 bovinos em 15 dias, com relatos anteriores na comuna da Chilata em Longonjo de mais de 100 mortes por uma doença manifestada por furúnculos.
Mas o Serviço de Investigação Criminal (SIC), na província do Huambo, incinerou mais de 6 toneladas de carne imprópria para consumo proveniente desses animais neste mês.
Sustenta que essa situação é alarmante porque o gado tem sido utilizado no desbravamento de terra para agricultura, estando a comprometer o sucesso da presente campanha agrícola, ‘’mas vamos investigar quais as causas desses furúnculos que aparecem no gado bovino’’, disse.
Projectos
Refere até ao final do ano o município do Huambo vai asfaltar 3 km de estrada no bairro da Santa Iria, assim como a conclusão e apetrechamento da delegação provincial das Finanças.
‘’Vamos também concluir a reabilitação do museu provincial, a construção e apetrechamento do edifício da Procuradoria-Geral da República, a electrificação de seis sede municipais da nova divisão política administrativa e a reabilitação da estufa fria do Huambo. Todos esses projectos serão financiados através do Orçamento Geral do Estado (OGE)’’, informou.
‘’O programa merenda escolar esta orçado em 29.210.852.000, 00 para o presente ano lectivo, que vai beneficiar mais de 306.000 crianças em 14 dos 17 municípios, focando no ensino primário para garantir frequência e nutrição. A iniciativa inclui 443 escolas com cardápios que vão priorizar refeições nutritivas como soja. Leite e cereais, visando combater a desnutrição’’, enfatiza.
Considera o OGE para 2026, ‘’dá continuidade do compromisso do Executivo com as prioridades da agenda transformadora orientada pelo plano de desenvolvimento nacional 2023-2027, e assenta nas intenções e objectivos fiscais definidos na estratégia fiscal 2026-2031, enfrentando desafios externos e internos’’, disse, tendo salientado, ‘’para esse ano prevemos um crescimento do Produto Interno Bruto real na ordem de 4,17 por cento, impulsionado pelo sector não petrolífero que deverá crescer a uma taxa de 4,73 por cento’’.
O também economista sublinha ‘’embora a produção seja prognosticada em queda na ordem de 0,94 por cento, perspectiva-se, entretanto, uma recuperação do sector petrolífero, incluindo a produção de gás, com uma taxa de crescimento de 1,07 por cento dinamizada pela produção de gás, prevendo-se que cresça 12,7 por cento. As previsões macro económicas foram elaboradas com base num preço médio do barril do petróleo de USD 61, e a taxa de inflação é perspectivada em 13,7 por cento’’, disse.
O coordenador de projecto do NCC José da Silva, sublinha, ‘’nessas actividades as autoridades municipais compareceram perante os seus municipes e beneficários das políticas públicas, e apresentaram o balanço da gestão das verbas alocadas que reflectem nas construções de infraestruturas sociais e outros programas que estão a ser desenvolvidos nos municipios do Huambo, Mbanza Congo e do Cazengo, que também acolheram os respectivos fóruns comunitários sobre a transparência na gestão dos fundos públicos.
Esclarece que nesses fóruns contou com a presença dos assessores dos governadores provinciais do Huambo, do Zaire e do Cuanza Norte que fizeram abertura em representações dos seus titulares.

