Grandes drones se tornaram tema de conversa em Nova Jersey: moradores relataram vê-los do tamanho de pequenos carros voando à noite; as autoridades não têm certeza se estão vendo algo incomum ou se realmente são drones.
Mas mesmo que o que foi visto seja outra coisa, grandes drones existem e podem ter muitos usos para amadores, usuários comerciais ou militares, segundo especialistas em aeronaves não tripuladas.“Há tantos usos para esses dispositivos.
É quase ilimitado”, explicou à CNN Ryan Wallace, professor associado de engenharia aeronáutica da Universidade Aeronáutica Embry-Riddle.
Avistamentos de drones?
Autoridades policiais, incluindo o FBI, continuam tentando confirmar o que exatamente os moradores de Nova Jersey estão vendo e de onde eles vêm – ou se são drones, em vez de aviões regulares, voando rotas normais, que as pessoas estão identificando de froma errada.
“Temos relatos do público e da polícia que datam de várias semanas atrás”, contou o escritório do FBI em Newark no dia 3 de dezembro.
Moradores de Nova Jersey têm descrito ver drones voando por cima, às vezes em grupos de pessoas.
Avistamentos de drones foram relatados nos condados de Morris e Somerset, segundo autoridades locais.
Os dois condados ficam na área metropolitana de Nova York.Não foram somente os moradores que viram.
A Guarda Costeira dos EUA, parte do Departamento de Segurança Interna, relatou que um de seus ativos encontrou os drones.
O Departamento de Segurança Interna e o porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, declaram na quinta-feira,12, que muitos dos avistamentos relatados são, na verdade, “aeronaves tripuladas” operando legalmente, especialistas disseram à CNN que os objetos nos vídeos de “avistamentos” que eles revisaram pareciam ser aviões.
A Casa Branca também alegou que não há “nenhuma evidência neste momento” de que os avistamentos misteriosos “representem uma ameaça à segurança nacional ou à segurança pública, ou tenham um nexo estrangeiro”.
Ainda assim, os moradores de Nova Jersey estão frustrados com a falta de respostas claras sobre o que estão vendo.