A experiência de Cristiano Ronaldo contra a juventude de Lamine Yamal. Portugal e Espanha se enfrentam neste domingo, na Allianz Arena, em Munique, pela final da Nations League 2024/25. O dérbi começa às 20:00 (horário de Luanda).
Portugal e Espanha vão em busca do segundo título da Liga das Nações. Os portugueses venceram a primeira edição do torneio, realizada em 2018/19.
Já a selecção espanhola é a actual campeã da competição – quando voltou a conquistar um troféu após 11 anos.
As duas selecções fizeram boas campanhas na Liga das Nações 2024/25. No caso de Portugal, apenas uma derrota – 1 a 0 no primeiro jogo das quartas de final contra a Dinamarca, mas os portugueses fizeram 5 a 2 no jogo de volta e se classificaram.
O confronto mais recente foi o que levou a selecção à final do torneio. Com golo de Cristiano Ronaldo, a equipa venceu a Alemanha, de virada.
A Espanha tem uma campanha ainda melhor. A equipa não perdeu na competição. Na fase de grupos foram cinco vitórias e um empate. No duelo das quartas de final, contra a Holanda, empate em 2 a 2 no primeiro jogo, e 3 a 3 na segunda partida, com vitória por 5 a 4 nos pênaltis.
O confronto contra a França, na semifinal, marcou o recorde de gols num só jogo na história do torneio.
A equipa espanhola venceu franceses por 5 a 4 – um placar que, mesmo equilibrado, não reflectiu exatamente como foi o confronto. Na ocasião, Yamal marcou dois gols.
Agora, Portugal e Espanha ficam frente a frente para a decisão da Nations League. A selecção portuguesa terá, inclusive, que encerrar 15 anos sem vitória sobre a Espanha para levantar o troféu a competição.
A última vez foi em um amistoso logo após a Copa do Mundo de 2010.
A Espanha segue sem poder contar contar com o lateral-direito Carvajal, o zagueiro Laporte, o volante Rodri e os atacantes Ayoze Pérez e Ferrán Torres, todos lesionados.
Por outro lado, Portugal não terá nenhuma baixa para a partida, mas o técnico Roberto Martínez pode promover a entrada de Francisco Conceição.