O Executivo angolano anunciou esta terça-feira, 12, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Angola assegurado por 50.564 enfermeiros e técnicos de Enfermagem a nível de todo o território nacional.
Em comunicado de imprensa assinado pela ministra da Saúde, Silvia Lutucuta, emitido por ocasião do Dia Internacional da Enfermagem que hoje se assinala, Governo adianta que promoveu a admissão de mais de 27 mil enfermeiros e técnicos de enfermagem através de concursos públicos, visando fortalecer a cobertura sanitária e assegurar maior equilíbrio na distribuição dos profissionais pelo país.
O Executivo aponta a aprovação do regime jurídico do Internato de Enfermagem e a aposta na formação especializada, contínua e permanente, tanto em Angola como no exterior, medidas consideradas fundamentais para elevar a qualificação do capital humano nacional e responder aos desafios futuros do sector.
De acordo com o empoderamento dos profissionais de enfermagem traduz-se também na capacidade de resposta a emergências de saúde pública, vigilância epidemiológica, controlo de riscos sanitários e atendimento de urgência, reforçando a segurança e a qualidade dos cuidados prestados à população.
Diz ainda que ss acções desenvolvidas pelo Executivo estão alinhadas com o Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027, a Estratégia Angola 2050, a Agenda 2030 das Nações Unidas e a Agenda 2063 da União Africana, com foco na cobertura universal de saúde e no fortalecimento sustentável do sistema sanitário.
Nos últimos anos, o sector registou avanços significativos com a modernização do Sistema Nacional de Saúde, incluindo a construção de novas infra-estruturas hospitalares equipadas com tecnologia de ponta e o reforço da formação técnico-profissional.
