O brasileiro Vini Jr. foi eleito nesta terça-feira, 17, em Doha, no Qatar, vencedor do prémio da Fifa The Best 2024.
Em segundo lugar ficou Rodri, do Manchester City, que tinha ganho em outubro o prémio idêntico do jornal francês France Football, e em terceiro Jude Bellingham, do Real Madrid.
O avançado do Real Madrid é o sexto brasileiro a vencer o trofeu depois de Kaká, Ronaldinho, Ronaldo, Rivaldo e Romário.
“Era tão distante que parecia impossível chegar até aqui. Eu era uma criança que só jogava bola descalço nas ruas de São Gonçalo, perto do crime. Estou fazendo por muitas crianças que acham impossível, mas que podem chegar até aqui. Agradecer à minha família, que deixou de viver o sonho deles para viver por mim. Ao meu time, que me fez chegar até aqui”, afirmou Vini Jr. ao receber o prémio.
Ele acrescentou que quer “seguir por muito tempo jogando no Real Madrid, que é o maior clube do mundo”
“Não poderia deixar de agradecer ao Flamengo, que me viu nos campos, nas ruas. Não poderia chegar aqui sem o Flamengo”, concluiu o jogador.
O camisola 7 foi escolhido por 88 capitães (55% do total), 77 jornalistas (51%) e 55 técnicos (44%).A melhor jogadora foi Aitana Bonmatí, do Barcelona.
Carlo Ancelloti recebeu o prémio de melhor técnico, o argentino Emiliano Martínez foi o melhor guarda-redes, o prémio Puskas ficou com Alejandro Garnacho, o prémio Marta foi para a brasileira Marta, o melhor guarda-redes no feminino foi Alysssa Naeher, dos Estados Unidos, e a melhor técnica foi Emma Hayes, também dos Estados Unidos.
O brasileiro Thiago Maia conquistou o prémio Fair Play.